Renault Boreal Entra em Produção no Brasil: SUV Médio Chega em Breve com Motor Turbo e Alta Tecnologia
O aguardado Renault Boreal já é realidade no Brasil. A montadora francesa iniciou oficialmente a produção em série do seu novo SUV médio no Complexo Ayrton Senna, em São José dos Pinhais (PR), marcando a fábrica brasileira como a primeira do mundo a montar o modelo. O lançamento comercial no país está previsto para as próximas semanas, com expectativa de chegada às lojas em novembro de 2025.
O Boreal é a grande aposta da Renault para o competitivo segmento de SUVs médios, onde enfrentará concorrentes de peso como Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e Volkswagen Taos.
Produção, Exportação e Preços Estimados
A unidade fabril no Paraná será um polo global para o modelo, que será exportado para 17 países latino-americanos a partir de 2026, e posteriormente para outros mercados, incluindo a Turquia. O investimento da Renault para o desenvolvimento e produção do Boreal no Brasil faz parte de um aporte de R$ 5,1 bilhões.
Embora a pré-venda e os preços oficiais ainda não tenham sido divulgados, as estimativas de mercado colocam o SUV na faixa de R$ 180.000 a R$ 240.000 (a depender da versão e equipamentos), posicionando-o diretamente contra os líderes do segmento.
Especificações Técnicas e Versões
O Renault Boreal será construído sobre a plataforma modular CMF-B LS, a mesma utilizada no Kardian, mas com dimensões ampliadas.
Especificação | Detalhe |
Motor | 1.3 TCe turbo flex (4 cilindros em linha, injeção direta) |
Potência | Até 163 cv (com etanol) |
Torque | Até 27,5 kgfm (com etanol) |
Câmbio | Automático EDC de 6 marchas com dupla embreagem úmida |
Tração | Dianteira (Inicialmente), com expectativa de versão híbrida-leve (MHEV) 4x4 em 2026 |
Suspensão | A Renault não detalhou o sistema específico, mas a plataforma CMF-B LS visa bom conforto e dirigibilidade. |
Pneus/Rodas | Rodas de liga leve diamantadas de 17" a 19" (a depender da versão) |
Comprimento | 4,56 m |
Entre-Eixos | 2,70 m (um dos maiores da categoria, prometendo bom espaço interno) |
Altura do Solo | 213 mm |
Porta-Malas | 522 litros (um dos maiores do segmento), expansível até 1.770 L com bancos rebatidos. |
Versões (Estimadas)
O Boreal deve ser lançado em três versões iniciais, seguindo a nomenclatura adotada no Kardian:
Evolution (versão de entrada, com rodas de 17")
Techno (intermediária, com rodas de 18")
Iconic (topo de linha, com pacote completo de tecnologia e conforto)
Tecnologia e Conectividade no Interior
A principal aposta do Boreal em tecnologia é seu interior moderno, com destaque para a central multimídia e os sistemas de assistência ao motorista.
Multimídia OpenR Link: Tela de 10 ou 10,1 polegadas (a depender da versão), com o inovador sistema Google Automotive Services (Google Integrado), que permite o uso nativo de aplicativos como Google Maps e Google Assistant.
Painel Digital: Tela de 10 polegadas para o motorista.
Conectividade: O sistema é compatível com espelhamento sem fio, o que sugere a presença de Apple CarPlay e Android Auto sem a necessidade de cabo.
Câmeras e Segurança: A versão topo de linha Iconic contará com um sistema de câmeras 360° e um pacote de 24 sistemas avançados de assistência à direção (ADAS), incluindo:
Piloto automático adaptativo com Stop & Start.
Assistente de centralização e permanência em faixa.
Frenagem automática de emergência.
Monitoramento de ponto cego.
Acessórios de Conforto
O Boreal promete um nível de refinamento superior aos demais modelos nacionais da marca. Na versão topo de linha, espera-se itens como teto solar panorâmico elétrico, banco do motorista com massagem e função de memória, porta-malas com abertura elétrica e um sistema de som Harman Kardon®.
O Renault Boreal se posiciona como um dos modelos mais modernos e espaçosos da categoria, apostando em motorização turbo e conectividade de ponta para conquistar o consumidor brasileiro e latino-americano.
Qual dos itens de tecnologia do Boreal mais chamou sua atenção?
Por: Roberto Ribeiro