Novo Volkswagen Taos 2026 Chega ao Brasil: Reestilização, Novo Câmbio e Mais Sofisticação para Batalhar no Segmento de SUVs Médios
![]() |
FOTO DIVULGAÇÃO |
A Volkswagen confirmou a chegada do reestilizado Taos 2026 ao mercado brasileiro, marcando uma atualização de meia-vida que alinha o SUV médio à nova identidade visual global da marca, inspirada no conceito "Tera". O modelo, que agora terá sua origem de produção alterada, promete mais tecnologia e refinamento interno para enfrentar a concorrência acirrada.
Produção e Importação: Mudança de Rota
Uma das novidades estratégicas para o Taos 2026 é a sua origem. A produção que era realizada na Argentina foi encerrada, e o SUV passará a ser importado da planta da Volkswagen no México. Essa transição visa otimizar a logística e manter o modelo competitivo no segmento.
Motorização e Câmbio: Continuidade com Aperfeiçoamento
Apesar das expectativas por uma motorização mais moderna, o motor do Taos 2026 segue sendo o já conhecido:
Motorização: O propulsor será o 1.4 TSI (Turbo Flex), entregando até 150 cv de potência e 25,5 kgfm de torque.
Câmbio: A grande novidade mecânica é a substituição da antiga transmissão automática de seis marchas pela caixa automática de oito marchas. Espera-se que essa troca proporcione melhor desempenho e maior eficiência de consumo, especialmente em velocidades de cruzeiro.
Tração: A tração se mantém dianteira.
Suspensão e Chassi: A Tradição MQB Mantida
Construído sobre a versátil plataforma MQB, o Taos 2026 mantém sua configuração de suspensão elogiada, que contribui para o conforto e estabilidade:
Suspensão: Utiliza o conjunto independente, com McPherson na dianteira e multilink no eixo traseiro, uma característica que o diferencia de alguns rivais.
Freios: Serão mantidos os freios a disco nas quatro rodas.
![]() |
FOTO DIVULGAÇÃO |
Design Interno e Componentes: Foco no Refinamento
O interior recebeu atenção especial para elevar o nível de sofisticação, um ponto frequentemente criticado nas versões anteriores:
Interna: Novos revestimentos premium nos bancos, portas e painel prometem um ambiente mais requintado. A central multimídia agora é a VW Play Connect de 10,1 polegadas, com efeito flutuante e conectividade sem fio (Apple CarPlay).
Componentes Chave: O aclamado painel digital de 10,25 polegadas permanece. Em resposta ao público, os comandos do volante retornam ao formato físico, oferecendo maior praticidade. Ar-condicionado digital de duas zonas, carregador por indução e um pacote de segurança robusto (ADAS) de série também são destaques.
![]() |
FOTO DIVULGAÇÃO |
Exterior: Assinatura Luminosa Marcante
O visual externo foi atualizado para seguir a família de design da marca:
Dianteira: Faróis mais afilados com tecnologia IQ.LIGHT Full-LED (com assinatura luminosa integrada em algumas versões) e grade frontal redesenhada.
Traseira: O grande destaque é a nova assinatura visual com lanternas interligadas por uma barra de LED que cruza a tampa do porta-malas. O logo da Volkswagen também será iluminado em vermelho, um recurso inédito em modelos VW vendidos no Brasil.
Rodas: As rodas de liga leve variam conforme a versão:
Versão de entrada (Comfortline): 18 polegadas com novo desenho.
Versão topo de linha (Highline): 19 polegadas (mantendo o desenho anterior).
Concorrentes Diretos
O Volkswagen Taos 2026 mira os principais players do segmento de SUVs médios, oferecendo um conjunto que prioriza espaço interno (porta-malas de 498 litros) e tecnologia:
Jeep Compass
Toyota Corolla Cross
GWM Haval H6 (novos híbridos)
Modelos recém-chegados com propostas similares.
A Volkswagen espera que o Taos 2026, com seu design atualizado, maior conectividade e o novo câmbio de oito marchas, consiga reconquistar um espaço mais proeminente nas vendas do competitivo mercado de utilitários médios no Brasil.
Por: Roberto Ribeiro