Renault Boreal: o novo SUV médio que promete abalar o mercado brasileiro
A Renault prepara uma ofensiva no segmento de SUVs médios com a chegada do Boreal, um modelo que promete redefinir a imagem da marca no Brasil. Apresentado em julho de 2025, com o lançamento oficial das vendas previsto para o último trimestre do ano, o Boreal é maior e mais sofisticado que o Duster e tem a missão de competir de frente com líderes de mercado.
Motorização e Desempenho
O coração do Boreal é o já conhecido motor 1.3 TCe turbo flex, agora produzido no Brasil. Ele entrega 163 cv de potência e 27,5 kgfm de torque quando abastecido com etanol. Com gasolina, os números são de 156 cv e 25,5 kgfm. O motor trabalha em conjunto com um câmbio automatizado de dupla embreagem e seis marchas, o mesmo que equipa o Kardian, garantindo uma condução mais dinâmica. O Boreal terá tração dianteira, mas uma versão híbrida leve (MHEV) com tração 4x4 está nos planos para meados de 2026. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 9,8 segundos e a velocidade máxima atinge 180 km/h.
Consumo e Estrutura
O consumo, um fator importante para o consumidor brasileiro, é de 8,5 km/l na estrada com etanol e 12,2 km/l com gasolina. O Boreal é construído sobre a plataforma RGMP, uma evolução da CMF-B, a mesma do Kardian. Com 4,56 metros de comprimento e 2,70 metros de entre-eixos, o SUV promete mais espaço interno para passageiros e bagagens do que seus concorrentes diretos.
Fabricação e Preço
O Boreal será montado na fábrica da Renault em São José dos Pinhais (PR), que já produz outros modelos da marca. A planta paranaense será um polo estratégico para a montadora, com a produção do Boreal destinada a 17 países da América Latina. Em relação ao preço, a expectativa é que o modelo seja posicionado em uma faixa competitiva, entre R$ 180 mil e R$ 240 mil, dependendo da versão e dos equipamentos.
Concorrentes e Equipamentos
O Boreal chega para disputar um dos segmentos mais acirrados do mercado. Seus principais rivais são o Jeep Compass, o Toyota Corolla Cross e o Volkswagen Taos. Para se destacar, o novo SUV da Renault aposta em um design moderno, dimensões generosas e uma lista de equipamentos que inclui itens como central multimídia de última geração com Google nativo, teto solar panorâmico, carregador por indução e uma suíte de tecnologias de assistência ao motorista. No entanto, a ausência de uma suspensão traseira independente em seu lançamento pode ser um ponto a ser analisado pelos consumidores mais exigentes.
Com a chegada do Boreal, a Renault busca não apenas aumentar sua participação no mercado, mas também mudar a percepção do público sobre a marca, alinhando a qualidade e a tecnologia de seus produtos com o que é visto na Europa. O modelo é uma aposta alta, mas com potencial para sacudir o segmento de SUVs médios.
Por: Roberto Ribeiro