GWM inaugura fábrica no Brasil de olho na liderança
![]() |
HAVAL H9 |
A Great Wall Motor (GWM) deu um passo gigante em sua estratégia no Brasil ao inaugurar oficialmente sua primeira fábrica no país. A cerimônia, realizada em Iracemápolis (SP), contou com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e do vice-presidente Geraldo Alckmin, reforçando a importância do investimento chinês para o setor automotivo nacional.
A nova unidade, que já produzia em regime de pré-série, agora inicia a produção em larga escala, com o objetivo de fortalecer a presença da marca no mercado brasileiro e em toda a América Latina.
Produção, funcionários e fornecedores
Com um investimento total de R$ 10 bilhões previstos até 2032, sendo R$ 4 bilhões na fase inicial, a GWM planeja uma expansão agressiva. A planta de Iracemápolis tem capacidade inicial para produzir 50 mil veículos por ano. A meta da GWM é de chegar a 30 mil unidades por ano até o final de 2026 e, nos próximos anos, aumentar a capacidade para 50 mil unidades.
O novo complexo emprega 600 funcionários atualmente, com previsão de chegar a 1.000 empregos diretos até o final de 2025. A empresa também busca fortalecer sua cadeia de fornecedores local, já contando com 18 parceiros e uma meta de atingir 60% de nacionalização dos componentes em até três anos.
Quais carros serão fabricados?
A produção nacional da GWM começará com os modelos que já fazem sucesso por aqui, mas com uma novidade no portfólio. A fábrica será responsável pela montagem do Haval H6, um dos híbridos mais vendidos do Brasil. Além dele, a unidade também fabricará o Haval H9, um SUV de grande porte, e a picape Poer P30.
A presença de modelos como o H9 e a picape Poer, que competem em segmentos dominados por marcas tradicionais, mostra que a GWM chegou para disputar mercado e se consolidar como uma grande montadora no Brasil.
Por: Roberto Ribeiro