O mistério do Suzuki Jimny de 5 portas que ninguém viu

O futuro do Suzuki Jimny inevitavelmente passa pela Índia. A produção da quarta geração Jimny começará em breve no território indiano. No entanto, a grande novidade que a Suzuki está preparando é o lançamento de um SUV off-road de cinco portas, modelo para esse mercado emergente e, portanto, será vendido pela Maruti-Suzuki.

Agora, por que nenhum protótipo ainda não foi visto?

A Suzuki está determinada a aliviar a carga de trabalho excessiva existente em seu centro de produção em Kosai (Japão), um local onde são fabricados os Jimny Sierra. É sabido que esta fábrica não conseguiu atender à crescente lista de pedidos do Jimny Sierra em todo o mundo, o que levou a uma espera de até um ano e meio para receber o carro desde que o pedido foi feito.

A longa lista de espera foi uma das principais razões que causaram a retirada do Suzuki Jimny do mercado europeu. Uma retirada que será temporária. No entanto, vamos colocar os holofotes na Índia. Em fevereiro passado, no Salão Automóvel de Nova Délhi, também conhecido como Auto Expo, o Jimny foi apresentado ao público indiano.
Um gerente sênior da Maruti-Suzuki, o conglomerado automotivo com o qual a Suzuki opera na Índia, observou na época que o Jimny não havia gerado muito interesse durante sua apresentação. É por isso que, de acordo com informações recebidas deste país distante, eles indicam que a Suzuki fabricará o Jimny Sierra na Índia, mas não será comercializado lá. O motivo? Seu preço e o fato do Suzuki Jimny ser de três portas.

É aí que entram as informações que geraram um rebuliço há cerca de um mês, vazou que a Suzuki está trabalhando em um Jimny de 5 portas. Especificamente um SUV off-road de carroceria de cinco portas foi desenvolvida com base no Jimny de quarta geração, projeto voltado para o mercado indiano, pois, com essas características, a marca entende que faria sentido e acima de tudo, sucesso comercial.

A verdade é que o número de relatórios sobre o Suzuki Jimny de 5 portas é abundante. No entanto e curiosamente, nenhum protótipo de teste deste modelo foi visto, o que é realmente surpreendente, pois na Índia é muito comum que novos modelos em desenvolvimento sejam vistos em algum momento durante todo o processo que envolve a criação de um novo veículo ou a atualização de um veículo existente.
O Jimny de três e cinco portas será produzido na mesma fábrica. Um centro de produção que Maruti-Suzuki possui em Gujarat. Como indicamos anteriormente, as Jimny Sierra que saem dessa linha de montagem serão destinadas à exportação, uma vez que o modelo de três portas não será vendido na Índia, pelo contrário, o Jimny alongado é que será destinado ao mercado local.

A produção do Jimny na Índia estava programada para começar em maio passado, algo que não foi possível devido à pandemia de coronavírus COVID-19.

A comercialização está prevista para começar antes do final deste ano, que nada mais faz do que lançar um mistério para este modelo que, como dissemos, não foi avistado. Este Jimny, que oferecerá uma cabine mais espaçosa e, acima de tudo, um maior nível de praticidade, será batizado, previsivelmente de “Cigano”.
Obs. As fotos dos Suzuki Jimny cinco portas são recriações baseado no de três portas.

Postagens mais visitadas deste blog

GM lança carro elétrico de R$ 65 mil para competir com o BYD

Chevrolet Groove é o novo crossover da GM

Ferrari F8 Tributo de 720 cv chega no Brasil com preço de R$ 3,5 milhões