Toyota RAV4 híbrido surpreende pela economia: faz 14,3 km/l

Agora, totalmente reprojetado, a Toyota aposta na propulsão híbrida para destacar o RAV4 no mercado. Esse tipo de tecnologia está presente nas duas versões trazidas para o país: a S Hybrid, que tem preço de R$ 165.990, e a SX Hybrid, que custa R$ 179.990. 
O sistema híbrido que equipa o novo Toyota RAV4 é composto por um motor 2.5 16V de quatro cilindros, que tem sistemas de injeção direta e indireta. Ele funciona apenas com gasolina. O  motor a combustão é associado a outros três, elétricos, acoplados a baterias de íons-lítio.
A potência combinada chega a expressivos 222 cv. A tração é integral. O câmbio do RAV4 é CVT e funciona com engrenagens planetárias, e não com polias.
Não se trata de um híbrido plug-in, no qual é possível efetuar recargas em tomadas. As baterias são recarregadas por meio de um sistema de frenagem regenerativa. Esse sistema, de acordo com o Toyota, permite que o RAV4 tenha consumo de 14,3 km/l na estrada e 12,8 km/l na cidade.

Vale destacar que a mecânica do novo RAV4 tem o mesmo princípio da que equipa o Prius, o primeiro híbrido da Toyota. Porém, não é exatamente a mesma.
Isso porque, no caso do Prius, o motor a combustão é 1.8. É dele que o novo Corolla, que será lançado em outubro, herdará o sistema híbrido, já convertido para funcionar também com etanol.

Postagens mais visitadas deste blog

BYD YUAN EV

Nova Fiat Strada 2021

Ferrari F8 Tributo de 720 cv chega no Brasil com preço de R$ 3,5 milhões