Toyota RAV4 híbrido surpreende pela economia: faz 14,3 km/l

Agora, totalmente reprojetado, a Toyota aposta na propulsão híbrida para destacar o RAV4 no mercado. Esse tipo de tecnologia está presente nas duas versões trazidas para o país: a S Hybrid, que tem preço de R$ 165.990, e a SX Hybrid, que custa R$ 179.990. 
O sistema híbrido que equipa o novo Toyota RAV4 é composto por um motor 2.5 16V de quatro cilindros, que tem sistemas de injeção direta e indireta. Ele funciona apenas com gasolina. O  motor a combustão é associado a outros três, elétricos, acoplados a baterias de íons-lítio.
A potência combinada chega a expressivos 222 cv. A tração é integral. O câmbio do RAV4 é CVT e funciona com engrenagens planetárias, e não com polias.
Não se trata de um híbrido plug-in, no qual é possível efetuar recargas em tomadas. As baterias são recarregadas por meio de um sistema de frenagem regenerativa. Esse sistema, de acordo com o Toyota, permite que o RAV4 tenha consumo de 14,3 km/l na estrada e 12,8 km/l na cidade.

Vale destacar que a mecânica do novo RAV4 tem o mesmo princípio da que equipa o Prius, o primeiro híbrido da Toyota. Porém, não é exatamente a mesma.
Isso porque, no caso do Prius, o motor a combustão é 1.8. É dele que o novo Corolla, que será lançado em outubro, herdará o sistema híbrido, já convertido para funcionar também com etanol.

Postagens mais visitadas deste blog

Nova Toyota Hilux 2021

Toyota Corolla Cross: novos flagras dão base para projeções do futuro SUV nacional

O mistério do Suzuki Jimny de 5 portas que ninguém viu