Chegou o novo Porsche Macan S
A marca destaca a colocação do turbo ao centro do V formado pelos seis cilindros como um dos segredos para a melhoria das performances do novo Porsche Macan S
Depois de ter revelado a renovada gama do Macan, a marca alemã dá agora também a conhecer o novo Porsche Macan S. Equipado com um motor V6 de três litros que recebeu diversas melhorias, há ainda benefícios na performance que são oferecidos pelas modificações no chassis, suspensão e sistema de travagem. Acolhendo as mesmas modernizações na estética e tecnologias da restante gama, onde se destaca a possibilidade de contar com o volante desportivo GT (tal como no 911) com seletor de modos de condução no volante, já está disponível para encomenda o novo Porsche Macan S.
São 354cv e 480Nm debitados pelo bloco de seis cilindros, o que significa um incremente de 10cv e 20Nm comparativamente ao anterior Macan S. Isso permite tirar um décimo de segundo ao sprint até aos 100km/h, cumprido em 5,1 segundos com o Pacote Sport Chrono, enquanto a velocidade máxima está cifrada nos 254km/h. A marca detaca a colocação do turbo ao centro do V dos cilindros, algo que vai reduzir o percurso percorrido pelo fluxo do ar e, consequentemente, garantir melhor resposta ao novo Porsche Macan S.
Além disso, é enfatizado como o “novo turbocompressor twinscroll proporciona um elevado binário a baixa rotação”. E ainda que a opção por esta configuração para a sobrealimentação garante a alimentação contínua da turbina com fluxos separados de gases de escape e, dessa forma, “reduzindo significativamente qualquer desvantagem no ciclo de enchimento”.
Entre as melhorias do novo Porsche Macan S contam-se também a nova afinação do chassis PASM, e a renovação da tração integral Porsche Traction Managemente. Além disso, o eixo dianteiro vê os suportes das molas de aço substituídos pelo alumínio, e a nova afinação da barra estabilizadora vai proporcionar um comportamento mais neutro a esta versão. De referir que este comportamento pode ser elevado para patamares ainda mais elevados com uma extensa lista de opcionais que inclui a suspensão pneumática PASM, o controlo ativo do amortecimento e a vetorização de binário PTV Plus.
O sistema de travagem foi também alvo de atenções redobradas da marca germânica.
E o condutor vai sentir as melhorias logo ao pressionar o pedal do travão do novo Porsche Macan S, pois ele tem agora menos 300 gramas e atual no cilindro principal por um braço mais curto.
Isso permitiu obter, indica a marca, um ponto de pressão mais preciso quando se precisa de reduzir a velocidade.
Para as melhorias nesta área também contribuem os novos discos de travão dianteiros, que agora têm mais 10mm de dimensão (360mm) e 2mm adicionais de espessura (36mm).
Mas se a sua ideia é explorar ao limite a versão mais desportiva do crossover da Porsche, então nada melhor do que tirar partido dos beneficios oferecidos pelos opcionais travões em compósitos de cerâmica.
Por: Turbo.pt