Pular para o conteúdo principal

Urus, primeiro SUV e primeiro turbo da Lamborghini

O Lamborghini Urus, o primeiro utilitário esportivo da tradicional fabricante de superesportivos, para a base do Urus, os italianos selecionaram a plataforma MLB Evo, arquitetura aplicada no Audi Q7, Bentley Bentayga, Porsche Cayenne e Volkswagen Touareg – marcas que, assim como a Lamborghini, compõem o Grupo Volkswagen.
O design, no entanto, em nada lembra os seus primos. As colunas B foram suprimidas, enquanto as C, apesar de ocupar boa parte do perfil traseiro por acompanhar a queda radical do vidro traseiro, acentuam o estilo cupê.
De acordo com as informações divulgadas pela fabricante, a estrutura de carroceria do Lamborghini Urus faz uso de um mix de alumínio e aço, de modo a oferecer uma redução significativa de peso, o motor com sobrealimentação por turbo será o mesmo V8 4.0 biturbo utilizado pela Audi e Bentley, mas com uma preparação que lhe permite produzir 650 cv e descomunais 86,7 mkgf de torque, atingindo uma relação peso/potência invejável de 3,38 kg/cv. O modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h.


A suspensão também tem seus truques. Para começar, ela é do tipo pneumática e adaptativa. A seleção dos modos de operação é feita por meio de um seletor no console.
No Brasil, os planos já estão definidos. De acordo com a Via Itallia, importadora da Lamborghini, ele chega entre outubro e novembro. 

Será vendido por cerca de R$ 2.200.000 e o cliente poderá personalizar o seu Urus no momento da encomenda.