Mercedes Classe "A" o mais aerodinâmico do mundo
Está confirmada a vinda para a Europa o novo Mercedes Classe "A" que foi agora desvendado e estará nas linhas de produção da marca para 2019. A revelação do modelo segue-se à apresentação de uma variante exclusiva para a China.
Entre as várias características do Mercedes Classe "A" a marca destaca a grande versatilidade, bem como a incorporação dos vários sistemas.
Um dos destaques do novo Mercedes Classe "A" é a forma como ele vai passar pelo vento sem que este sinta minimamente a sua presença. Isto porque ele iguala os mesmos 0.22cd do Mercedes CLA, o que significa ser o carro mais aerodinâmico do mundo. Convém referir que não existe, ao contrário das dimensões e capacidade de bagageira, um sistema universal para homologar esta medição, mas a verdade é que o fabricante germânico dotou a sua nova aposta de várias novidades para trazer também o arrasto aerodinâmico para valores ímpares. O caso mais flagrante é a grelha de radiador ativa, com lâminas que se movem, surgindo ainda spoilers e para-choques trabalhados para não incomodar minimamente o ar enquanto o Mercedes Classe "A" passa. A melhoria da aerodinâmica das rodas e jantes, e a forma como o difusor é integrado na retaguarda foram também responsáveis pelos recordistas 0.22cd.
No momento de lançamento foram destacados dois dos motores disponíveis para a berlina. Eles são o diesel A180d, que debita 116cv e 250Nm e revela uma média de 4,3l/100km, bem como o gasolina A200, com 163cv e 250Nm, que tem consumos ponderados de 5,4l/100km. Nestas duas propostas, o Mercedes Classe A Limousine surge com a transmissão automática 7G-DCT de dupla embraiagem.
A marca revelou ainda que neste modelo, que pode equipar jantes entre 16’’ e 19’’, vão existir diversas soluções à disposição para a suspensão. Na dianteira surge sempre o design McPherson, mas na retaguarda a barra de torsão das versões base é substituída por uma solução de eixo traseiro completo com quatro braços para os modelos mais potentes ou com tração integral 4MATIC.